Notícias

14/08/10 12:05

Unila recebe primeiros alunos de graduação nesta segunda-feira, 13

A Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) iniciará oficialmente as atividades acadêmicas nesta segunda-feira (16), quando irá receber os 300 primeiros estudantes do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A programação de abertura terá início às 8h30, no auditório César Lattes, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), onde os alunos serão recepcionados pelo reitor Hélgio Trindade, o vice-reitor Gerónimo de Sierra, além dos demais pró-reitores e professores da universidade. No início da tarde, estão programadas visitas a Itaipu Binacional e, em seguida, às 17 horas, será realizada uma palestra com o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Márcio Pochmann, que falará sobre Desenvolvimento e Integração da América Latina. Da Gazeta do Iguaçu

A Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) iniciará oficialmente as atividades acadêmicas nesta segunda-feira (16), quando irá receber os 300 primeiros estudantes do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A programação de abertura terá início às 8h30, no auditório César Lattes, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), onde os alunos serão recepcionados pelo reitor Hélgio Trindade, o vice-reitor Gerónimo de Sierra, além dos demais pró-reitores e professores da universidade.

No primeiro encontro, os estudantes serão apresentados à estrutura da universidade e ao corpo docente, à linha de estudos e à programação do semestre de cada curso.

No início da tarde, estão programadas visitas a Itaipu Binacional e, em seguida, às 17 horas, será realizada a solenidade pública com a participação de autoridades locais e representantes dos demais países. De acordo com a assessoria da Unila, a primeira semana contará com palestras e aulas introdutórias sobre a América Latina, tendo como foco a integração entre os estudantes. A cerimônia oficial contará ainda com palestra ministrada pelo presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Márcio Pochmann, que falará sobre Desenvolvimento e Integração da América Latina.

Corpo docente

Um dos grandes diferenciais da Universidade Latino-Americana será o corpo docente, formado por 30 doutores. Além dos dez professores aprovados no concurso público, outros 20 professores foram contratados na modalidade temporária. Segundo o vice-reitor da Unila, Gerónimo de Sierra, a maioria dos professores é de brasileiros e argentinos, vindos de renomadas instituições de ensino, a exemplo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Universidade Federal de Roraima (UFRR), entre outras. A contratação dos professores visitantes foi feita por meio de seleção de currículo. A previsão para os próximos cinco anos é a formação de um corpo docente de 500 profissionais.

Casa do Estudante

Parte dos estudantes que já chegaram à cidade está hospedada no Hotel Salvattin Campestre – local que servirá de moradia no primeiro semestre. De acordo com a assessoria, a Unila estuda a possibilidade de compra do imóvel, para a implantação da Casa do Estudante. A reitoria também pretende construir um conjunto de moradias para atender a 500 estudantes na região da Vila C.

Uma boa notícia para os estudantes estrangeiros que precisarão regular a situação no país é que a Polícia Federal irá disponibilizar um posto de atendimento para emissão de documentos. Desta forma, o acadêmico não precisará se locomover até a delegacia da PF. "O convênio estabelecido entre a Unila e a Polícia Federal facilitará muito para a estadia dos jovens no Brasil", afirmou Sierra.

Cursos

Nesta primeira etapa, a Unila disponibilizará 150 vagas para brasileiros e outras 150 para estrangeiros do Mercosul. Os cursos oferecidos neste semestre serão Ciências Biológicas – ecologia e biodiversidade; Relações Internacionais e Integração; Economia, Integração e Desenvolvimento; Sociedade, Estado e Política na América Latina; Engenharia Ambiental e Energias Renováveis; e Engenharia Civil de Infraestrutura.

A previsão da reitoria é que até março de 2011 sejam implantados 13 cursos de graduação. O número de estudantes deve chegar a 2 mil apenas no primeiro semestre do ano que vem.

Comunicado

Os candidatos classificados na primeira chamada devem realizar a pré-matricula on-line até quarta-feira (18) pelo endereço: www.unila.net.br/confirmacao.
 

Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613