Notícias

09/02/18 15:11

Tudo pronto para o vestibular histórico de Medicina em Umuarama

Presidente da Frente Parlamentar Mista pela Ampliação dos Cursos de Medicina, o deputado Zeca Dirceu visitou o Reitor Carlos Garcia para saber sobre os preparativos

Está tudo pronto para o primeiro vestibular de Medicina da Universidade Paranaense – Unipar. As inscrições encerraram no início de fevereiro e o vestibular acontece no domingo (18). As provas serão elaboradas e aplicadas pela renomada Fundação Carlos Chagas, de São Paulo, na Unidade-Sede da Unipar, em Umuarama, onde o curso está sendo oferecido. A data para início das aulas também já está definida para o dia 12 de março. De acordo com a assessoria de comunicação da Unipar, mais de 700 pessoas se inscreveram para disputar as 60 vagas ofertadas.

Na última semana o deputado federal Zeca Dirceu visitou o Reitor, Carlos Garcia, para saber dos preparativos para o início das aulas. Segundo o Reitor, esse será um momento histórico não apenas para a Unipar e Umuarama, mas para toda a região que agora poderá formar seus futuros médicos sem precisar descolar estudantes para grandes centros do Paraná ou até outros estados. “Queremos oferecer mais um curso de excelência para nossa comunidade. Temos compromisso com o ensino superior de qualidade e estamos buscando compor o melhor corpo docente, assim como estruturar laboratórios modernos que atendam todas as exigências para formarmos profissionais preparados para cuidar do nosso bem mais precioso: a vida”, comentou o Reitor.

Presidente da Frente Parlamentar Mista pela Ampliação dos Cursos de Medicina, o deputado Zeca Dirceu foi um dos grandes articuladores para a implantação do curso de Medicina para Umuarama. Ele lembra que a luta iniciou ainda em 2012, com reuniões e tratativas junto à reitoria das universidades, bem como nos inúmeros encontros com os profissionais do MEC em Brasília.

“Recebemos a tarefa que era um sonho para muitos na nossa região. Arregaçamos as mangas e fomos desbravar os caminhos para realização desse sonho. Com a ajuda de muitos e de muitas, conseguimos concretizar mais esta conquista que é de todos nós. Pois afinal, como já escreveu um poeta ‘sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade’, e hoje estamos aqui diante de uma realidade que ontem foi sonhada por muitos”, realçou Zeca Dirceu.

Bolsas integrais

A grande novidade é que a Unipar irá conceder duas bolsas integrais: uma para estudante de Cruzeiro do Oeste e outra para Umuarama. Para concorrer às bolsas, os estudantes precisam estar de acordo com os critérios estabelecidos no “plano de oferta de bolsa de estudo integrais” (edital nº 06/2014/SERES/MEC).

Conforme o regulamento, os dois candidatos serão selecionados pela nota do ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio) e outros requisitos: ser brasileiros; residir nos municípios de Umuarama ou Cruzeiro do Oeste; ter cursado todo o ensino médio nos municípios de Umuarama ou Cruzeiro do Oeste; ter participado de, no mínimo, uma das edições do ENEM, a partir de 2015; ter obtido nota no ENEM, em qualquer uma das edições a partir de 2015, superior ou igual a 600 (seiscentos) pontos; ter renda per capita de no máximo 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo; ter cursado o ensino médio completo em rede pública de ensino, ou como bolsista integral em rede particular; ter cursado o ensino médio parcialmente na rede pública, e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral e não ser portador de diploma de ensino superior.

Para pleitear a bolsa, o candidato deve preencher o formulário de inscrição, que será expedido pela Unipar. Data e local para retirada desse formulário serão informados no site da Unipar depois do dia 22 de fevereiro.

O curso

De acordo com a diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde da Unipar, professora Irinéia Baretta, um dos grandes diferenciais do curso de Medicina da Unipar está no projeto pedagógico, que prioriza três conceitos importantes: atenção à saúde, gestão em saúde e educação em saúde. Tudo de acordo com os rigorosos critérios e normas do Ministério da Educação. “Há três anos a Instituição investe em residência médica e na capacitação de professores, médicos, preceptores e gestores do serviço”, comenta a diretora. “Estamos prontos para começar as aulas confiantes de que prestaremos um excelente serviço”.

Outro diferencial da Unipar é ter antecipado investimento na implantação de uma UBS (Unidade Básica de Saúde), dentro do Câmpus.  Irineia relata que a UBS está em pleno funcionamento, com uma equipe multiprofissional atuando junto com os médicos. Segundo ela, o espaço já possui oito mil pacientes cadastrados e isso será determinante para que os alunos se aproximarem já no início da graduação, da realidade da profissão.

Além de vários laboratórios arrojados (17, no total), que dão suporte às aulas práticas dos cursos da área de Saúde (Farmácia, Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Psicologia, entre outros) especialmente para o curso de Medicina a Unipar montou o Centro de Simulação em Saúde. Trata-se de um complexo de espaços que simula os ambientes de consulta, pré-hospitalar, hospitalar, bloco cirúrgico e UTI, além de salas de procedimentos, de estudos e outros necessários para dar completude ao CSS.

Estrutura

O curso da Unipar é acompanhado por três importantes conceitos: atenção à saúde, gestão em saúde e educação em saúde. Um dos diferenciais do curso está na infraestrutura. O Campus possui uma Unidade Básica de Saúde (UBS) dentro das suas estruturas e em pleno funcionamento.  Além de vários laboratórios arrojados (17, no total), que dão suporte às aulas práticas dos cursos da área de saúde (Farmácia, Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Psicologia, entre outros).

Especialmente para o curso de Medicina, a Unipar montou o Centro de Simulação em Saúde. Trata-se de um complexo de espaços que simula os ambientes de consulta, pré-hospitalar, hospitalar, bloco cirúrgico e UTI, além de salas de procedimentos, de estudos e outros necessários para dar completude ao CSS.

 

ASCOM Zeca Dirceu com assessoria UNIPAR

Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613