Notícias

18/01/19 17:38

Campanha da Fraternidade 2019 incentiva participação cidadã em Políticas Públicas

A campanha terá como tema “Fraternidade e Políticas Públicas”

O dia 6 de março marca o início da Campanha da Fraternidade 2019 em todo o país. Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a campanha buscará estimular “a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”. Com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça”, a Campanha vai tratar de como são formuladas e aplicadas as Políticas Públicas estabelecidas pelo Estado brasileiro.

Conforme a CNBB, para despertar a consciência e incentivar a participação de todo cidadão na construção de políticas públicas, o texto-base da Campanha contou com a participação e contribuição de vários especialistas e pesquisadores, e consulta a lideranças de movimentos e entidades sociais. Além disso, aponta uma série de sugestões de iniciativas.

O texto-base além de contextualizar o que é o poder público, os tipos de poder e os condicionantes nas políticas públicas, fala sobre o papel dos atores sociais nas Políticas Públicas. A participação da sociedade no controle social das Políticas Públicas é outro tema de destaque no texto-base. “Política Pública não é somente a ação do governo, mas também a relação entre as instituições e os diversos atores, sejam individuais ou coletivos, envolvidos na solução de determinados problemas”, afirma o secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner.

Ainda segundo dom Leonardo, devem ser utilizados princípios, critérios e procedimentos que podem resultar em ações, projetos ou programas que garantam aos povos os direitos e deveres previstos na Constituição Federal e em outras leis. Por isso, segundo ele, a temática se fez necessária para a CF de 2019. “Políticas Públicas são as ações discutidas, aprovadas e programadas para que todos os cidadãos possam ter vida digna”, afirma dom Leonardo.

Para o deputado federal Zeca Dirceu, o tema da campanha desse ano é de extrema importância. “Quanto mais a sociedade como um todo se envolver nas ações de governo e políticas públicas, melhor serão os mecanismos de participação e fiscalização por parte da população com os rumos do país”. O parlamentar também destacou o papel de cada brasileiro e brasileira dentro desse contexto. “Não basta criminalizar a política, tem que agir, tem que cobrar e sugerir melhoras que desenvolvam mais os instrumentos governamentais. Uma excelente proposta da CNBB e que espero que desperte interesse cada vez maior pela nossa política por todos”, completou.

 

Com informações da CNBB

Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613