Notícias

14/06/19 15:41

Revalida e novos cursos de Medicina podem resolver a falta de médicos, defendeu Zeca Dirceu

Durante audiência, médica relata que inscrições falsas atrapalham ocupação de vagas abertas no Mais Médicos

Em Audiência Pública nas Comissões de Educação e de Seguridade Social e Família nesta quinta-feira (13) sobre o Programa Mais Médicos, a pedido dos deputados Zeca Dirceu (PT-PR) e Alexandre Padilha (PT-SP), entidades defenderam a desburocratização da avaliação de médicos formados no exterior, o Revalida. Hoje, 15 mil médicos formados no exterior aguardam a revalidação do diploma. Zeca Dirceu também defendeu a liberdade para a criação de novos cursos de Medicina.

A Audiência debateu os avanços do Mais Médicos e a situação da carência de médicos na rede pública de saúde, bem como a formação de novos profissionais no âmbito do Programa.  Para o deputado Zeca Dirceu o evento foi muito positivo porque também apontou como os cortes e desmontes promovidos pelo atual governo atingem o programa. “O Mais Médicos está sendo destruído pelo governo. A saúde tem perdido muito com esse desmonte, as pessoas estão morrendo, estão sem acesso a medicamentos e sem atendimento médico. A ação preventiva, que o programa conseguiu implantar em municípios do país que jamais tiveram a presença de um único médico residindo no município, fez a diferença”, explicou.

Ex-ministro da Saúde, o deputado Alexandre Padilha destacou que nas discussões, “ficou claro que não existe proposta concreta do governo Bolsonaro, tanto para repor os médicos, que não estão atendendo nas Unidades Básicas de Saúde, são mais de sete mil vagas não preenchidas, quanto em relação às escolas médicas”, destacou.

Revalida

A dra. Janaína Staloch, da Associação Brasileira de Médicos Formados no Exterior, disse em sua fala que, após fazer medicina fora do Brasil, sabia que passaria por uma avaliação, o Revalida, mas não esperava que a prova se tornasse um problema para exercer a profissão em seu país. “Eu fui surpreendida, desagradavelmente, por um Revalida que já está em três anos”, apontou Janaína, que também destacou que a avaliação funcionava, mas está parada. “Foi um processo que, gradativamente, foi aumentado o número de inscritos e de aprovados. E esse processo foi barrado”, e informou que um novo método está em estudo, mas que não sabe qual problema da avaliação no Revalida.

A médica ainda fez uma denúncia de médicos que possuem CRM, atuam em uma cidade e se candidatam às vagas em outras cidades distantes, apenas para que médicos formados no exterior não possam se candidatar.

O deputado Zeca Dirceu afirmou que o fato precisa ser apurado. “Se há mesmo essa ocupação fictícia de vagas, é preciso que se verifique e que seja solucionada essa questão. É muito grave, pessoas estão sem atendimento e correndo risco de vida por esses absurdos”.

Soluções

“Além do Revalida, que seria umas das soluções para essa carência, também devemos pensar na criação de novos cursos, que o governo não trata do edital que suspende a criação de novos cursos e do próprio Mais Médicos, do qual o governo não apresentou prazo ou metas para solucionar o problema. Quase mil municípios nessa situação. Após o debate, esperamos sensibilizar o governo para mudar essa realidade”, finalizou Zeca, que também é presidente da Frente Parlamentar Mista para Ampliação dos Cursos de Medicina, lançada no mesmo dia da audiência.

Participaram da audiência, o Secretário de Atenção Primária à Saúde - Ministério da Saúde (SAPS/MS), Erno Harzheim; o Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (SERES/ MEC), Ataíde Alves; o representante da Associação Médica Brasileira, Francisco Mendes;  o representante da Frente Nacional dos Prefeitos e secretário municipal de Saúde de Campinas, Carmino de Souza e estava presenta a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

 

Foto: Lula Marques

Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613