Notícias

09/09/10 11:39

Fim do Ramadã será comemorado com festa pelos muçulmanos

Na noite desta quinta-feira termina o Ramadã, mês considerado sagrado pelos muçulmanos de todo o mundo. O período variável em alguns anos dura de 29 a 30 dias com jejum durante o dia, o que remete ao aprendizado de lições de humildade, reflexão e paciência. O término deste período é celebrado com festa. Em Foz do Iguaçu, 12 mil representantes da comunidade muçulmana preparam-se para o fim do Ramadã. "No dia seguinte ao último de jejum, todos os muçulmanos celebram a Festa do Desjejum, e nesta ocasião, rogamos para que os esforços feitos neste período possam ser ouvidos por Deus", comenta o xeque Ahmad Osman Mazloum. Um coquetel de confraternização já está confirmado para a manhã desta sexta-feira, na Mesquita Omar Ibn Al-Khattab (Mesquita Branca – sunita). Da Gazeta do Iguaçu desta quinta-feira, 9

Na noite desta quinta-feira termina o Ramadã, mês considerado sagrado pelos muçulmanos de todo o mundo. O período variável em alguns anos dura de 29 a 30 dias com jejum durante o dia, o que remete ao aprendizado de lições de humildade, reflexão e paciência. O término deste período é celebrado com festa.

Em Foz do Iguaçu, 12 mil representantes da comunidade muçulmana preparam-se para o fim do Ramadã. "No dia seguinte ao último de jejum, todos os muçulmanos celebram a Festa do Desjejum, e nesta ocasião, rogamos para que os esforços feitos neste período possam ser ouvidos por Deus", comenta o xeque Ahmad Osman Mazloum. Um coquetel de confraternização já está confirmado para a manhã desta sexta-feira, na Mesquita Omar Ibn Al-Khattab (Mesquita Branca – sunita).

No período da tarde, ainda para celebrar o fim do Ramadã, um lanche especial será ofertado a uma comunidade do Jardim São Paulo, a partir das 15 horas. Entre os xiitas, a comemoração pelo fim do Ramadã também deve reunir na mesquita localizada na Avenida José Maria de Brito, familiares, a partir das 8 horas da sexta-feira, quando acontece uma grande confraternização e distribuição de brinquedos para as crianças.


História

Desde a alvorada — 5h30 — até o crepúsculo —18h15 —, não é permitido comer, beber, fumar ou manter relações sexuais nas horas em que se tem a luz do dia. No final de cada dia, o jejum é encerrado com uma oração. De acordo com a crença islâmica, o Ramadã é o mês em que Deus revelou o Alcorão ao profeta Mohammad. Mês de abstinência, em que , por privações, se aumenta a chama da fé. O jejum é o quatro pilar do Islã. O primeiro é o testemunho de divindade. O segundo são as cinco orações diárias, o terceiro pilar é o pagamento de tributos, o quarto é o jejum e o quinto a peregrinação à Meca.

Ao final do Ramadã, vem o Id-al-fitr, (o Banquete do Termino do Jejum) que, neste ano, caiu no dia 10 de setembro. É uma grande festa, talvez comparável ao Natal cristão, em que há grande confraternização e trocas de presentes.


Daniela Valiente
Gazeta do Iguaçu

Estabelecido pelo calendário lunar, o Ramadã se encerra todo ano no 29º ou no 30º dia, de acordo com a Lua. Na noite do 27º dia do Ramadã, celebra-se o Laylat-al-Qadr (a Noite do Poder). Acredita-se que nesta noite, Maomé recebeu a revelação do Alcorão sagrado. O jejum termina (no primeiro dia do mês de Shawwal), com o feriado Id-al-Fitr, que pode ser celebrado durante três dias.
 

Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613