Notícias

02/02/24 12:30

"É coisa de meia dúzia", diz Zeca Dirceu sobre tentativas de constranger STF

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Zeca Dirceu (PT), afirmou nesta quarta-feira, 31, que não há reverberação na maioria dos parlamentares da Casa de qualquer proposta ou projeto que venha constranger o judiciário ou STF (Supremo Tribunal Federal). "Achar que é prioridade do país ficar fustigando o STF, ficar lá polemizando com o STF, só interessa a uma meia dúzia (no legislativo)", disse na entrevista ao Poder 360.

"Quem não tem mais o que fazer no país, não tem mais um discurso, ação efetiva para apresentar a população, vive ainda do passado das polêmicas que existiam no outro governo. É uma tese falsa, mentirosa de que há conspirações ou orquestrações de poderes contra determinados segmentos ou políticos", completou.

Zeca Dirceu aponta que o judiciário tem decisões, avaliadas como certas ou erradas, em relação aos agentes de quem está ou foi do governo, aos da oposição e da situação. "Isso é da natureza das instituições. Agora, querer derrubar o outro poder por causa disso, querer limitar a ação de um outro poder em razão disso, não vai ter apoio nenhum da maioria dos deputados".

Defesa da democracia
O líder do PT reiterou que não vê nenhuma possibilidade desse tipo de proposta se tornar pauta de debate importante na Câmara dos Deputados. "É descabido tentar o judiciário e o Supremo Tribunal Federal ou mesmo limitar seus poderes", afirma.

"STF e TSE estão cumprindo papel muito importante na defesa da democracia. Se não fosse o TSE o que teria acontecido com o país? Voltaríamos talvez para uma ditadura, estaríamos diante de uma instabilidade aqui sem fim. Até hoje ninguém saberia o real resultado da eleição", afirmou.

Zeca Dirceu destacou ainda a importância do STF junto com governo e o Congresso Nacional no enfrentamento do 8 de janeiro e dos golpistas. "Há muitas qualidades, muitos acertos que ainda precisam ser ponderados, mas este tema não é prioridade na Câmara dos Deputados", disse.

Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613