Notícias

08/11/10 12:43

Praias lindeiras do Lago Itaipu estão preparadas para nova temporada de verão

As cidades lindeiras ao Lago de Itaipu estão, com a programação definida para a abertura da temporada de verão 2010/2011. A região é formada por 16 cidades banhadas pelo lago e sete possuem praias de água doce. Guaíra tem uma marina para passeios de barcos e pesca esportiva. As praias de Marechal Cândido Rondon, Entre Rios do Oeste, Santa Helena, Missal, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu são muito visitadas pelos turistas, principalmente entre os meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. Os visitantes chegam de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, demais municípios do Paraná, além dos moradores dos países visinhos como Paraguai e Argentina. Confira a seguir a matéria da Gazeta do Iguaçu desta segunda-feira, 8, da qual retirei as informações acima.

Praias lindeiras estão preparadas para nova temporada de verão 

Ciliany Perdoná

Os Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu estão, com a programação definida para a abertura da temporada de verão 2010/2011. Esse ano, muitos optaram pelo início oficial das atividades esportivas e recreativas nos balneários sem muito incremento. Pouco investimento em atrativos como shows para concentrar o investimento nas obras de reparos e melhorias para que o turista desfrute de um local agradável de lazer.

Segundo informações de Sandra Finkler, uma das coordenadoras do fomento do turismo regional que representa o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, a região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu é formada por 16 cidades banhadas pelo Lago de Itaipu. Dos 16 municípios, sete possuem praias de água doce, altamente visitadas durante o verão, sendo que a cidade de Guaíra possui uma marina de onde saem passeios de barcos e pesca esportiva.

As praias artificiais de Marechal Cândido Rondon - no distrito de Porto Mendes -; Entre Rios do Oeste, Santa Helena (sendo esta a única praia que está junto à cidade); Missal; Itaipulândia; São Miguel do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu são muito visitadas pelos turistas, principalmente entre os meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. "Nesse período, detectamos uma circulação intensa de visitantes vindos do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, demais municípios do Paraná, além dos moradores dos países visinhos como Paraguai e Argentina", informou Sandra.

Além das praias, a região possui vários atrativos como orquidários, choperias, casas que comercializam produtos coloniais, artesanato, recantos naturais para descanso, comida típica e várias festas regionalizadas. O calendário de festas da região pode ser acompanhado pelo site www.caminhositaipu.com.br.

Programação – Entre Rios do Oeste abriu sua temporada de verão no dia 29 de outubro e, de acordo com uma auxiliar de Departamento da pasta de Indústria, Comércio e Turismo não houve nenhuma programação especial. As atividades esportivas e recreativas estão reservadas para a sequência da temporada.

Santa Terezinha de Itaipu também foi uma das primeiras a abrir o período de veraneio. O início oficial aconteceu em 30 de outubro, sendo que o período oficial segue até o primeiro fim de semana de março, quando acontecerá a 15º Pesca à Corvina, promovida pela Associação Náutica de Pesca Amadora (Anpasti). Durante os meses de temporada, a prefeitura garante atividades esportivas e de lazer em todos os finais de semana.

Em Missal, a abertura da temporada no terminal Turístico de Vila Natal será no dia 12 de novembro, sendo realizado em parceria com a Associação Comercial de Missal (ACIMI). De acordo com o secretario de Indústria, Comercio e Turismo, Lírio Liotto, esse ano os valores a serem praticados foram adequados a estrutura do terminal, e sofreram uma baixa de 30% a menos quando comparado ao ano passado. O secretário explicou que parte do valor recolhido pela ACIMI, será revertida em melhorias e conservação da estrutura. "Varias ações estão sendo efetuadas no local, dentre elas o novo acesso de entrada e a construção do centro de eventos do terminal".

São Miguel do Iguaçu agendou a abertura da temporada para o dia 3 de dezembro, sendo encerrado no dia 13 de março de 2011. Na programação, o espaço será envolvido com a decoração natalina, presença do Papai Noel e distribuição de doces para as crianças. No Réveillon, como acontece anualmente, haverá show pirotécnico e animação de DJ. 

De acordo com turismóloga que faz parte da Divisão de Turismo de São Miguel, Dayane Cristina Passos, nos meses de janeiro e fevereiro acontecerá à escolha da Garota Verão, além de diversos shows com bandas locais nos finas de semana, torneios esportivos e atividades de lazer e recreação para os visitantes. A novidade deste ano, informou Dayane, é a total informatização por meio de um programa que irá controlar todo o fluxo de visitantes, a venda que quiosques e churrasqueiras, garantindo assim, um maior controle do movimento de caixa e dados a respeito do fluxo de visitantes. "A falta desse controle sempre deixou o município carente de informações e dados do que acontecia em cada temporada", explicou.

O município de Santa Helena optou pela abertura da temporada no dia 4 de dezembro. Nesse dia, o Balneário Terra das Águas irá ter como atrativo principal alguns shows musicais. Os municípios de Marechal Cândido Rondon e Itaipulândia não informaram a data da abertura da temporada.

Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613