Notícias

23/01/10 00:00

Valorização da Agricultura Familiar

No Censo Agropecuário de 2006 foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar. Eles representavam 84,4% do total, mas ocupavam apenas 24,3% (ou 80,25 milhões de hectares) da área dos estabelecimentos agropecuários brasileiros. Já os estabelecimentos não familiares representavam 15,6% do total e ocupavam 75,7% da sua área.

Dos 80,25 milhões de hectares da agricultura familiar, 45% eram destinados a pastagens, 28% a florestas e 22% a lavouras. Ainda assim, a agricultura familiar mostrou seu peso na cesta básica do brasileiro e para a segurança alimentar, como importante fornecedora de alimentos para todo o mercado brasileiro, pois era responsável por 87% da produção nacional de mandioca, 70% da produção de feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 21% do trigo e, na pecuária, 58% do leite, 59% do plantel de suínos, 50% das aves e 30% dos bovinos.

Em Cruzeiro do Oeste, com o intuito de valorizar a agricultura, especialmente a agricultura familiar, implantamos no inicio do primeiro mandato o Programa Terra Fértil, que criou condições para o fortalecimento da pequena propriedade, incentiva a diversificação agrícola através de subsídios de adubo orgânico, calcário, mudas diversas, inseminação artificial para a melhoria da qualidade genética do gado leiteiro, e fornece serviços de máquinas e equipamentos através da patrulha mecanizada, além de assistência técnica.

Com o incentivo, a fruticultura tem se destacado. A realidade do campo está mudando e já temos grupos de produtores em diversos seguimentos, como laranja, acerola, abacaxi em condomínios, maracujá, e banana. O café e o palmito pupunha também ganharam força e muitos adeptos no município.
Outro fator preponderante para incentivo à permanência no campo, foi o fornecimento de uma assistência à saúde com dignidade, através da implantação de mais de uma dezena de abastecedouros comunitários que fornecem água tratada com qualidade, atendimento médico com as unidades médicas de saúde, das quais o odontomóvel que faz trabalho um preventivo e tratamento com agendamento nos bairros rurais.

Levamos também aos bairros rurais, quatro telecentros comunitários, como forma de permitir ao homem do campo e seus familiares o acesso à rede mundial de computadores, com informações atualizadas de todos os setores e em todos os campos do mundo.
Outra forma que encontramos de incentivar a agricultura familiar é o fortalecimento do Compra Direta. Hoje em Cruzeiro do Oeste, para a Merenda Escolar, adquiridos da agricultura familiar tudo que ela pode produzir, superando o percentual recomendado pela legislação e garantindo renda aos produtores, e alimentação com qualidade às crianças das nossas escolas, creches, centros de educação e demais entidades assistidas pelo Governo Municipal.

Pelos benefícios proporcionados o Programa Terra Fértil, recebeu recentemente o Troféu Mérito Municipalista, que busca destacar a cada ano os municípios que desenvolveram ações de políticas públicas que se destacaram na melhoria da qualidade de vida das suas populações. O prêmio foi organizado pela Associação Brasileira dos Municípios e contou com a parceria de diversos órgãos conceituados, nacional e mundialmente. (Estes assuntos estão no site: www.cruzeirodooeste.pr.gov.br)

Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613