Notícias

26/01/10 00:00

Excelência em saúde Bucal rende prêmio estadual

Na última década, o Brasil avançou muito na prevenção e no controle da cárie   em crianças. Contudo, a situação de adolescentes, adultos e idosos está entre as piores do mundo. E mesmo entre as crianças, problemas gengivais e dificuldades para conseguir atendimento odontológico persistem. Para mudar esse quadro, o governo federal criou a política Brasil Sorridente, que reúne uma série de ações em saúde bucal, voltadas para cidadãos de todas as idades.

Pela primeira vez o Governo Federal criou uma política de saúde bucal para a população. Isso se deve ao comprometimento do governo com a redução das desigualdades e com a construção de uma política de inclusão social.

Até o lançamento do Brasil Sorridente em 17 de março de 2004, apenas 3,3% dos atendimentos odontológicos feito no SUS correspondiam a tratamentos especializados. A quase totalidade era de procedimentos mais simples, como extração dentária, restauração, pequenas cirurgias, aplicação de flúor.

Nesse sentido, a Política Brasil Sorridente propõe garantir as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros, entendendo que esta é fundamental para a saúde geral e a qualidade de vida da população. Ela está articulada a outras políticas de saúde e demais políticas públicas, de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

No âmbito da assistência, as diretrizes da Política Brasil Sorridente apontam, fundamentalmente, para a ampliação e qualificação da atenção básica, possibilitando o acesso a todas as faixas etárias e a oferta de mais serviços, assegurando atendimentos nos níveis secundário e terciário de modo a buscar a integralidade da atenção, além da equidade e a universalização do acesso às ações e serviços públicos de saúde bucal.

A Política Nacional de Saúde Bucal apresenta, como principais linhas de ação, a viabilização da adição de flúor a estações de tratamento de águas de abastecimento público, a reorganização da Atenção Básica (especialmente por meio da Estratégia Saúde da Família) e da Atenção Especializada (através, principalmente, da implantação de Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias).

Em nosso município, estamos indo ainda além.
Dentro da proposta de um atendimento de qualidade, implantamos no primeiro semestre de 2009, um dos mais modernos e completos Centros Odontológicos do Estado do Paraná. Com uma área construída de 280 m2 e investimentos de aproximadamente R$ 450 mil, o espaço dispõe de seis consultórios, com espaços para ações de prevenção e tratamento, sala especial de Raio-X, sala de reuniões, expurgo, esterilização, escovódromo, recepção, entre outros.

O Centro Odontológico disponibiliza diariamente 72 consultas distribuídas entre sete dentistas.
Para facilitar o atendimento foi implantado o contra-turno odontológico, que visa facilitar o acesso das pessoas que trabalham em horário comercial. Os atendimentos são realizados três vezes por semana das 17h30 às 19h30, sendo mais uma inovação da secretaria de saúde com possibilidades de ser estendida para todos os dias da semana, em razão da grande procura.

Além do Centro Odontológico a saúde bucal é trabalhada também pelas equipes em outros quatro consultórios: Distrito de São Silvestre, Bairro Jardim Cruzeiro e também no Odontomóvel, adquirido em parceria com o Ministério da Saúde para atendimento às crianças de cinco escolas da rede municipal, três centros de educação infantil e sete bairros mais distantes.

Na atenção especial oferecemos a especialidade de prótese total e parcial, iniciando com serviços em mais duas especialidades: periodontia e endodontia. A clínica do bebê, em parceria com o Programa de Atenção Materno Infantil (AMAI) também da um atendimento especial a crianças de 0 a 6 anos, e gestantes.

A excelência dos serviços odontológicos prestados pela saúde pública do Município de Cruzeiro do Oeste rendeu o primeiro lugar no “Prêmio Paraná Sorridente”, para municípios com até 20 mil habitantes, promovido pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO-PR), em parceria com o Ministério da Saúde, e Secretaria de Estado da Saúde. A promoção reuniu os melhores exemplos de gestão nesta área, na esfera municipal no Estado do Paraná.
Foi uma das grandes conquistas do nosso governo no ano de 2009. (www.cruzeirodooeste.pr.gov.br)

Facebook
Instagram
Twitter
Escritório Regional Deputado Zeca Dirceu
Avenida Brasil, 2436, em frente a Rodoviária
Cruzeiro do Oeste, Paraná
Horário de funcionamento: 8h30 às 18h
WhatsApp: (44) 98809-7778

Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes
Gabinete: 613 - Anexo: IV
CEP: 70160-900 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3215.5613